segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projecto em Marcha...

Finalmente, após algumas diligências foi possível concluirmos o processo de apreciação pelo Conselho Técnico ad-hoc, que já emitiu parecer sobre todas as candidaturas que, entretanto, nos tinham sido apresentadas.
No entanto, esta prolongada demora não ficou apenas a dever-se a esta imprescindível fase de avaliação técnica dos Grupos / Ranchos de Folclore candidatos a Sócios Efectivos da Homo Taganus. Pelo meio houve uma situação lamentável, que nos levou a solicitar - e a obter - esclarecimentos por parte da nova Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Sucede que a Associação de Defesa do Folclore da Região de Turismo dos Templários (ADF), após a extinção da Região de Turismo, por força da alteração da estrutura turística em Portugal, procedeu à alteração da sua designação social e dos seus Estatutos, com vista a assumir-se como a única Associação com um relacionamento "formal" com a Entidade de Turismo. Inclusivamente, a ADF solicitou aos seus membros para apresentarem candidaturas a projectos elegíveis a financiamentos comunitários, os quais seriam por seu intermédio apresentados à Entidade de Turismo. Apenas os seus membros poderiam candidatar-se!
Dada a alteração promovida no seu seio, foram marcadas eleições dos seus Órgãos Sociais para o passado dia 23 de Maio. Confesso que não sei se foram ou não realizadas.
Tendo tomado conhecimento do Comunicado que a ADF enviou aos seus membros, de pronto foi solicitada uma reunião com o Presidente da Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ER-LVT), Sr. Dr. Joaquim Rosa do Céu, a qual foi concedida. Nessa oportunidade, o signatário, em representação da Homo Taganus, manifestou a sua estranheza pela forma como este processo tinha sido conduzido, e foi veemente afirmado que não nos reveríamos nessa Associação, ainda que agora pretendessem assumir uma representação de toda a região.
O Dr. Rosa do Céu manifestou-nos o seu desagrado pelo modo como este processo tinha evoluído, e afirmou categoricamente que a ER-LVT também não se revia nesta atitude, nem neste propósito, sendo que a Direcção tinha sido apanhada de surpresa por esta situação. Afirmou, ainda, que a seu tempo a ER-LVT definiria o quadro de relacionamento com o movimento associativo folclórico, e nomeadamente com as diversas Associações constituídas, posto que, reconhecendo o Folclore como uma das "ofertas" culturais e turísticas de relevância, deveria ser definida uma estratégia que tivesse como finalidade a valorização desta importante oferta.
Manifestámos a nossa disponibilidade para re-animarmos a realização do Congresso de Folclore do Ribatejo, e, igualmente, para podermos dinamizar algumas iniciativas em parceria com a ER-LVT.
Cremos que, assim, ficou esclarecida esta situação, tendo impedido que uns poucos assumissem a representação de todos. Esta não é a nossa forma de estar, e, obviamente, nunca consentiremos que atitudes desta natureza possam passar incólumes. Não contarão com a Homo Taganus para cooperar com este tipo de acções.
Entretanto, como já foi referido, o Conselho Técnico ad-hoc já reuniu e apreciou as candidaturas formalizadas, sendo que a maioria das apreciações tiveram um resultado favorável à admissão como Sócios Efectivos. Vamos iniciar agora o processo de notificação individual destes resultados, e convocação da Assembleia-geral Constituinte, na qual será marcada a data do acto eleitoral, o que deverá ocorrer no espaço de um mês aproximadamente.
Agradece-se a disponibilidade de todos para estas últimas acções da Comissão Instaladora, e, como é natural, muito nos congratularíamos se entre os Sócios começasse a gerar-se um movimento com vista à formalização da lista candidata aos Órgãos Sociais. Desejavelmente, esta primeira lista deverá ser o mais consensual possível, pois, bem sabemos que a nossa postura gera alguns incómodos e é necessário que estejamos unidos em torno do Projecto e dos Órgãos Sociais para avançarmos sem hesitações nem mais contratempos.
Saudações Ribatejanas.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Homo Taganus" - Escritura foi celebrada hoje!

Foi celebrada esta tarde, no Cartório Notarial da Drª Isabel Marques, em Santarém, a escritura de constituição da "Homo Taganus" - Associação de Estudo e Defesa da Etnografia e do Folclore do Ribatejo, na qual intervieram, por delegação de poderes que lhes foi conferida no Plenário de 27 de Dezembro de 2008, os Senhores Bertino Coelho Martins, Helder Lourenço, Ludgero Mendes e Rita Cachulo Pote. Não interveio, por impedimento de natureza profissional, o Dr. Daniel Café.

Com mais este significativo passo, começamos a aproximar-nos da data em que a Assembleia-geral deverá reunir para dar cumprimento às obrigações formais com vista ao seu pleno funcionamento, nomeadamente, através da aprovação dos Sócios Efectivos, após emissão de parecer favorável pelo Conselho Técnico ad-hoc, e dos Sócios Auxiliares, homologação do Regulamento Interno e do valor anual da quota, e marcação da data em que terá lugar o acto eleitoral.

Bem gostaríamos que a instalação plena da "Homo Taganus", que ficará concluída com a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais eleitos, pudesse ocorrer até ao dia 15 de Março p.f.. Não nos eximiremos a esforços para o conseguir, pois, é imperioso o desenvolvimento de alguma acção antes do início da época dos "festivais", durante a qual não é tão fácil aos nossos Sócios Efectivos disponibilizarem algum do seu tempo para assegurar a sua efectiva participação.

Merecendo parecer favorável do Conselho Técnico ad-hoc, serão considerados Sócios Efectivos com o estatuto de Fundadores os seguintes Grupos / Ranchos, que até esta data formalizaram a respectiva inscrição: Associação Cultural "Rancho Folclórico do Cartaxo", Grupo Académico de Danças Ribatejanas - Santarém, Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira - Rio Maior, Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras - Santarém, Rancho Folclórico "Camponeses" de Vale do Brejo - Azambuja, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Malpique - Constância, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato - Coruche, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo - Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche, Rancho Folclórico da Golegã, Rancho Folclórico da Gouxaria - Alcanena, Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém - Santarém, Rancho Folclórico da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira - Santarém, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso - Azambuja, Rancho Folclórico de Alcanhões, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo - Almeirim, Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito - Santarém, Rancho Folclórico do Bairro de Santarém - Santarém, Rancho Folclórico do Vale de Santarém - Santarém.

Igualmente, estão inscritos como Sócios Auxiliares os Senhores António Domingues - Cartaxo, Humberto Nelson Ferrão - Santarém e Ludgero Mendes - Santarém.

Alguns Grupos / Ranchos de Folclore que, apesar de já nos haverem manifestado o seu interesse em aderir à "Homo Taganus", mas que por uma ou outra razão ainda não formalizaram a sua inscrição poderão assistir às próximas reuniões da Assembleia-geral, estando-lhes, contudo, vedado o direito de voto, do mesmo modo que os seus representantes não poderão integrar a Lista candidata aos Órgãos Sociais, posto que, esgotada esta fase de constituição, a aceitação de novos Sócios já decorrerá no âmbito do funcionamento normal da Associação.

Congratulamo-nos pelo facto de iniciarmos a actividade formal da "Homo Taganus" com 24 Sócios, o que, como se perceberá pela necessidade de exercemos alguma selectividade no convite aos Grupos / Ranchos para a constituição da Associação, não deixa de constituir uma elevada percentagem em relação ao universo de Grupos / Ranchos que reunem condições para integrar a nossa Associação.

Como sempre afirmámos, a nossa Associação não pretende ser elitista, e, por isso, acolherá de braços abertos todos os que se identifiquem com os nossos objectivos estatutários, designadamente, no plano da dignificação do património etnográfico e folclórico do Ribatejo e na credibilização do movimento associativo folclórico.

Contamos com Todos e estaremos sempre disponíveis para apoiar tecnicamente aqueles Grupos / Ranchos que queiram iniciar um processo de reestruturação técnica, pois, todos juntos nunca seremos demais para valorizar a etnografia e o folclore do Ribatejo.

Entretanto, o Conselho Técnico ad-hoc vai emitir o seu parecer sobre as propostas de Sócios Efectivos apresentadas, após o que convocaremos a Assembleia-geral Constituinte.

Não deixe de nos fazer chegar a sua opinião sobre a nossa Associação e agradecemos todas as sugestões de actividades para levar a cabo imediatamente após a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da "Homo Taganus".

Saudações Ribatejanas. Melhores Cumprimentos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sócios Fundadores

Caríssimos Amigos

A primeira fase do processo de constituição da nossa Associação está quase completa, pois, mercê do bom acolhimento por parte da maioria dos Grupos / Ranchos de Folclore do Ribatejo, temos tido uma agradável adesão, estando quase garantida a cobertura de todos os concelhos que integram a nossa área natural de influência.

Até hoje, formalizaram a sua inscrição os seguintes Grupos / Ranchos de Folclore:

Grupo Académico de Danças Ribatejanas - Santarém
Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Malpique - Constância
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos
Rancho Folclórico do Bairro de Santarém - Fontaínhas e Graínho
Rancho Folclórico da Gouxaria - Alcanena
Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém - Santarém
Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche
Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras - Santarém
Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo - Almeirim
Rancho Folclórico do Vale de Santarém - Santarém
Rancho Folclórico da S. R. E. da Romeira - Santarém
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo - S. Magos
Rancho Folclórico de Almeirim
Rancho Folclórico da Golegã
Rancho Folclórico "Camponeses" de Vale do Brejo - Azambuja
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato - Coruche
Rancho Folclórico de Alcanhões - Santarém
Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito - Almoster - Santarém
Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso - Azambuja

Entretanto, manifestaram-nos já o seu interesse em aderir à "Homo Taganus" mais oito Grupos / Ranchos de Folclore, os quais, contudo, têm ainda de propor às respectivas Assembleias-gerais esta adesão, nos termos dos seus Estatutos.

Ao nível de Sócios Auxiliares, registamos a inscrição de três folcloristas ribatejanos:

Ludgero Mendes - Santarém
António Domingues - Cartaxo
Dr. Humberto Nelson Ferrão - Santarém.

Entretanto, a escritura de constituição da "Homo Taganus" terá lugar na próxima semana, altura em que será marcada a reunião do Conselho Técnico ad-hoc para apreciação das candidaturas a Sócios Efectivos, para posterior marcação da Assembleia-geral constituinte, na qual serão ratificados os Estatutos e o Regulamento Interno, o valor da quota e serão proclamados os Sócios Fundadores.

Tão breve quanto possível, daremos mais informações e faremos seguir a documentação referente à Assembleia-geral.

Saudações Folclóricas e Ribatejanas.

Ludgero Mendes

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Nota Informativa



Queiram aceitar a expressão dos nossos melhores cumprimentos e os nossos votos de continuação de um Feliz Ano de 2009.

Queremos dar nota de que as diligências relacionadas com a formalização da nossa Associação “Homo Taganus” têm vindo a decorrer muito bem, pelo que perspectivamos a possibilidade de outorgar a respectiva escritura de constituição no decurso da próxima semana, devendo a Assembleia-geral constituinte ocorrer no dia 31 de Janeiro.

A inscrição de Sócios tem decorrido de acordo com as nossas expectativas, registando-se a esta data a inscrição de 25 Sócios, dos quais 22 são Sócios Efectivos e 3 são Sócios Auxiliares. Com tal expressão de associados entendemos que a Homo Taganus já pode considerar-se bem representativa do movimento associativo folclórico ao nível da região ribatejana, pelo que não desperdiçaremos mais tempo.

Entre os Sócios inscritos regista-se uma ampla cobertura a nível regional, pois temos associados sedeados nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Constância, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. Parece-nos que, de facto, já registamos uma expressão territorial muito significativa.

Posteriormente à Assembleia-geral iniciar-se-á o processo eleitoral para o triénio 2009 / 2011, pelo que atempadamente, e nos termos definidos no Regulamento Interno, serão marcadas as respectivas datas para a apresentação de lista candidata e do acto eleitoral. Todavia, a confirmar-se o bom andamento que temos registado na superação de todas as fases, admitimos que as eleições tenham lugar ainda no mês de Fevereiro, até porque algumas acções que consideramos da maior importância deverão ocorrer antes da época dos festivais de folclore.

Alguns Grupos / Ranchos de Folclore que, mau grado que já nos tenham manifestado o seu interesse em aderir à Homo Taganus, ainda não formalizaram a sua inscrição deverão fazê-lo com a máxima urgência, sob pena de não poderem ser envolvidos nestes importantes actos da vida da nossa Associação. Não é que não sejamos já bastantes, mas quereríamos iniciar a nossa actividade com o maior número de Sócios possível, de modo a podermos optimizar as acções de formação no âmbito do Secretariado e Contabilidade e ao nível dos Directores Técnicos.

Para a satisfação de qualquer dúvida não hesitem em contactar-me por e-mail ou pelo telemóvel 964 531 469, pois de imediato tentarei ultrapassar alguma dificuldade. Aguardando as vossas notícias, subscrevo-me com a mais elevada consideração.

Saudações Folclóricas e Ribatejanas. Ludgero Mendes