quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sócios Fundadores

Caríssimos Amigos

A primeira fase do processo de constituição da nossa Associação está quase completa, pois, mercê do bom acolhimento por parte da maioria dos Grupos / Ranchos de Folclore do Ribatejo, temos tido uma agradável adesão, estando quase garantida a cobertura de todos os concelhos que integram a nossa área natural de influência.

Até hoje, formalizaram a sua inscrição os seguintes Grupos / Ranchos de Folclore:

Grupo Académico de Danças Ribatejanas - Santarém
Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Malpique - Constância
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos
Rancho Folclórico do Bairro de Santarém - Fontaínhas e Graínho
Rancho Folclórico da Gouxaria - Alcanena
Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém - Santarém
Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche
Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras - Santarém
Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo - Almeirim
Rancho Folclórico do Vale de Santarém - Santarém
Rancho Folclórico da S. R. E. da Romeira - Santarém
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo - S. Magos
Rancho Folclórico de Almeirim
Rancho Folclórico da Golegã
Rancho Folclórico "Camponeses" de Vale do Brejo - Azambuja
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato - Coruche
Rancho Folclórico de Alcanhões - Santarém
Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito - Almoster - Santarém
Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso - Azambuja

Entretanto, manifestaram-nos já o seu interesse em aderir à "Homo Taganus" mais oito Grupos / Ranchos de Folclore, os quais, contudo, têm ainda de propor às respectivas Assembleias-gerais esta adesão, nos termos dos seus Estatutos.

Ao nível de Sócios Auxiliares, registamos a inscrição de três folcloristas ribatejanos:

Ludgero Mendes - Santarém
António Domingues - Cartaxo
Dr. Humberto Nelson Ferrão - Santarém.

Entretanto, a escritura de constituição da "Homo Taganus" terá lugar na próxima semana, altura em que será marcada a reunião do Conselho Técnico ad-hoc para apreciação das candidaturas a Sócios Efectivos, para posterior marcação da Assembleia-geral constituinte, na qual serão ratificados os Estatutos e o Regulamento Interno, o valor da quota e serão proclamados os Sócios Fundadores.

Tão breve quanto possível, daremos mais informações e faremos seguir a documentação referente à Assembleia-geral.

Saudações Folclóricas e Ribatejanas.

Ludgero Mendes

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Nota Informativa



Queiram aceitar a expressão dos nossos melhores cumprimentos e os nossos votos de continuação de um Feliz Ano de 2009.

Queremos dar nota de que as diligências relacionadas com a formalização da nossa Associação “Homo Taganus” têm vindo a decorrer muito bem, pelo que perspectivamos a possibilidade de outorgar a respectiva escritura de constituição no decurso da próxima semana, devendo a Assembleia-geral constituinte ocorrer no dia 31 de Janeiro.

A inscrição de Sócios tem decorrido de acordo com as nossas expectativas, registando-se a esta data a inscrição de 25 Sócios, dos quais 22 são Sócios Efectivos e 3 são Sócios Auxiliares. Com tal expressão de associados entendemos que a Homo Taganus já pode considerar-se bem representativa do movimento associativo folclórico ao nível da região ribatejana, pelo que não desperdiçaremos mais tempo.

Entre os Sócios inscritos regista-se uma ampla cobertura a nível regional, pois temos associados sedeados nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Constância, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. Parece-nos que, de facto, já registamos uma expressão territorial muito significativa.

Posteriormente à Assembleia-geral iniciar-se-á o processo eleitoral para o triénio 2009 / 2011, pelo que atempadamente, e nos termos definidos no Regulamento Interno, serão marcadas as respectivas datas para a apresentação de lista candidata e do acto eleitoral. Todavia, a confirmar-se o bom andamento que temos registado na superação de todas as fases, admitimos que as eleições tenham lugar ainda no mês de Fevereiro, até porque algumas acções que consideramos da maior importância deverão ocorrer antes da época dos festivais de folclore.

Alguns Grupos / Ranchos de Folclore que, mau grado que já nos tenham manifestado o seu interesse em aderir à Homo Taganus, ainda não formalizaram a sua inscrição deverão fazê-lo com a máxima urgência, sob pena de não poderem ser envolvidos nestes importantes actos da vida da nossa Associação. Não é que não sejamos já bastantes, mas quereríamos iniciar a nossa actividade com o maior número de Sócios possível, de modo a podermos optimizar as acções de formação no âmbito do Secretariado e Contabilidade e ao nível dos Directores Técnicos.

Para a satisfação de qualquer dúvida não hesitem em contactar-me por e-mail ou pelo telemóvel 964 531 469, pois de imediato tentarei ultrapassar alguma dificuldade. Aguardando as vossas notícias, subscrevo-me com a mais elevada consideração.

Saudações Folclóricas e Ribatejanas. Ludgero Mendes