sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Homo Taganus" - Escritura foi celebrada hoje!

Foi celebrada esta tarde, no Cartório Notarial da Drª Isabel Marques, em Santarém, a escritura de constituição da "Homo Taganus" - Associação de Estudo e Defesa da Etnografia e do Folclore do Ribatejo, na qual intervieram, por delegação de poderes que lhes foi conferida no Plenário de 27 de Dezembro de 2008, os Senhores Bertino Coelho Martins, Helder Lourenço, Ludgero Mendes e Rita Cachulo Pote. Não interveio, por impedimento de natureza profissional, o Dr. Daniel Café.

Com mais este significativo passo, começamos a aproximar-nos da data em que a Assembleia-geral deverá reunir para dar cumprimento às obrigações formais com vista ao seu pleno funcionamento, nomeadamente, através da aprovação dos Sócios Efectivos, após emissão de parecer favorável pelo Conselho Técnico ad-hoc, e dos Sócios Auxiliares, homologação do Regulamento Interno e do valor anual da quota, e marcação da data em que terá lugar o acto eleitoral.

Bem gostaríamos que a instalação plena da "Homo Taganus", que ficará concluída com a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais eleitos, pudesse ocorrer até ao dia 15 de Março p.f.. Não nos eximiremos a esforços para o conseguir, pois, é imperioso o desenvolvimento de alguma acção antes do início da época dos "festivais", durante a qual não é tão fácil aos nossos Sócios Efectivos disponibilizarem algum do seu tempo para assegurar a sua efectiva participação.

Merecendo parecer favorável do Conselho Técnico ad-hoc, serão considerados Sócios Efectivos com o estatuto de Fundadores os seguintes Grupos / Ranchos, que até esta data formalizaram a respectiva inscrição: Associação Cultural "Rancho Folclórico do Cartaxo", Grupo Académico de Danças Ribatejanas - Santarém, Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira - Rio Maior, Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras - Santarém, Rancho Folclórico "Camponeses" de Vale do Brejo - Azambuja, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Malpique - Constância, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato - Coruche, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo - Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche, Rancho Folclórico da Golegã, Rancho Folclórico da Gouxaria - Alcanena, Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém - Santarém, Rancho Folclórico da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira - Santarém, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso - Azambuja, Rancho Folclórico de Alcanhões, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo - Almeirim, Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito - Santarém, Rancho Folclórico do Bairro de Santarém - Santarém, Rancho Folclórico do Vale de Santarém - Santarém.

Igualmente, estão inscritos como Sócios Auxiliares os Senhores António Domingues - Cartaxo, Humberto Nelson Ferrão - Santarém e Ludgero Mendes - Santarém.

Alguns Grupos / Ranchos de Folclore que, apesar de já nos haverem manifestado o seu interesse em aderir à "Homo Taganus", mas que por uma ou outra razão ainda não formalizaram a sua inscrição poderão assistir às próximas reuniões da Assembleia-geral, estando-lhes, contudo, vedado o direito de voto, do mesmo modo que os seus representantes não poderão integrar a Lista candidata aos Órgãos Sociais, posto que, esgotada esta fase de constituição, a aceitação de novos Sócios já decorrerá no âmbito do funcionamento normal da Associação.

Congratulamo-nos pelo facto de iniciarmos a actividade formal da "Homo Taganus" com 24 Sócios, o que, como se perceberá pela necessidade de exercemos alguma selectividade no convite aos Grupos / Ranchos para a constituição da Associação, não deixa de constituir uma elevada percentagem em relação ao universo de Grupos / Ranchos que reunem condições para integrar a nossa Associação.

Como sempre afirmámos, a nossa Associação não pretende ser elitista, e, por isso, acolherá de braços abertos todos os que se identifiquem com os nossos objectivos estatutários, designadamente, no plano da dignificação do património etnográfico e folclórico do Ribatejo e na credibilização do movimento associativo folclórico.

Contamos com Todos e estaremos sempre disponíveis para apoiar tecnicamente aqueles Grupos / Ranchos que queiram iniciar um processo de reestruturação técnica, pois, todos juntos nunca seremos demais para valorizar a etnografia e o folclore do Ribatejo.

Entretanto, o Conselho Técnico ad-hoc vai emitir o seu parecer sobre as propostas de Sócios Efectivos apresentadas, após o que convocaremos a Assembleia-geral Constituinte.

Não deixe de nos fazer chegar a sua opinião sobre a nossa Associação e agradecemos todas as sugestões de actividades para levar a cabo imediatamente após a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da "Homo Taganus".

Saudações Ribatejanas. Melhores Cumprimentos.

2 comentários:

  1. Caros folcloristas,

    como todos vocês já me conhecem ou pelo menos já ouviram falar do programa O Povo a Cantar, apenas gostava de vos colocar uma questão:
    Como é possível que grupos como o RF da Casa do Povo de Almeirim, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, RF do Vale de Santarém, RF da Romeira e RF de Alcanhões, são aceites de 'caras' na v/ associação pelas mesmas pessoas que os contestam há anos enquanto ligados à Federação, pedindo mesmo a sua expulsão, ou apenas quanto à sua (falta) de representatividade na região em que se insere!
    Será mais um caso de filhos e enteados?
    Pois sendo assim, e caso não tenham a coragem de recuar, começam muito mal. E quem torto nasce......

    Arlindo Dos Santos
    (Critico da problemática do Folclore)

    ResponderEliminar
  2. Ahahahahahahah!!!!! É só o que me apraz dizer.
    Sr. Arlindo, já que se mostra tão especialista, leia novamente a lista de grupos pertencentes à Associação e confira se o Rancho da Romeira lhe pertence. Já agora, estamos sempre abertos a críticas pois só assim crescemos e aprendemos. O nosso email é ranchodaromeira@hotmail.com, pode fazê-las lá, directamente a nós, talvez seja o mais correcto.
    Liliana Veloso Gorjão
    Presidente do Rancho F.S.R.E. da Romeira

    ResponderEliminar