sábado, 6 de dezembro de 2008

Bem Vindos ao Blog de Homo Taganus

Caríssimos Folcloristas Ribatejanos

Está em vias de constituição a Homo Taganus - Associação de Estudo e Defesa da Etnografia e do Folclore do Ribatejo, cujos objectivos assentam no reconhecimento da necessidade de estimular o estudo e a salvaguarda do património etnográfico e folclórico da região do Tejo.

A opção pela designação de "Homo Taganus" corresponde à demarcação territorial da área de intervenção da Associação, pois, este termo define uma das fases da civilização na região dos Concheiros de Muge, nas margens do Rio Tejo.

Poderão ser Sócios Efectivos da Associação os Grupos e Ranchos de Folclore que se identifiquem com os objectivos estatutários, e a quem seja reconhecido um nível de representatividade etno-folclórica satisfatório.

Poderão ser Sócios Auxiliares pessoas singulares ou colectivas que, igualmente, se identifiquem com os objectivos da Associação, e a quem se reconheça uma acção pública consentânea com os mesmos.

Os Grupos e Ranchos de Folclore que, mau grado se identificarem com os objectivos da Associação, ainda não tenham visto reconhecido satisfatoriamente o seu nível de representatividade etno-folclórica, poderão beneficiar de um estatuto de "Observadores", o qual está definido no Regulamento Interno.

Para coadjuvar a acção da Direcção serão constituídos, por nomeação, os Conselhos Científico e Técnico, a quem competirá emitir pareceres de natureza técnica e recomendar a realização de acções de formação, para além de exercerem uma acção de estruturação e coordenação dos eventos culturais que a Direcção deverá concretizar.

Para além das acções de formação técnica, na área da etnografia e do folclore, serão promovidas acções de formação na área do associativismo, nomeadamente ao nível do secretariado e da tesouraria.

Anualmente, a Direcção deverá organizar eventos técnicos - exposições, jornadas técnicas, colóquios e congressos - que, tendencialmente, serão abertos a todos os interessados na temática etno-folclórica.

Para o sucesso desta iniciativa, contamos com a disponibilidade e a colaboração de todos os que se identifiquem com os objectivos da Homo Taganus - Associação de Estudo e Defesa da Etnografia e do Folclore do Ribatejo.

Bem Vindo seja quem vier por bem! Todos juntos ainda seremos poucos!

Saudações Ribatejanas. Ludgero Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário