domingo, 28 de dezembro de 2008

Mais um passo em frente...

Tal como estava previsto, teve lugar no passado sábado, dia 27 de Dezembro, a reunião plenária dos Grupos / Ranchos de Folclore promotores da Homo Taganus - Associação de Estudo e Defesa da Etnografia e do Folclore do Ribatejo, tendo-se registado grande afluência e elevada participação na discussão dos temas constantes da ordem de trabalhos.

Esta reunião era determinante para o sucesso do projecto de constituição da Homo Taganus, pois estavam em apreciação os documentos fundamentais para a sua formalização - os Estatutos e o Regulamento Interno. De notar que os documentos originais elaborados pelos dinamizadores do projecto foram muito enriquecidos com os contributos de diversos representantes de Grupos / Ranchos de Folclore. Por correio electrónico irá ser enviada para todos os potenciais Sócios Efectivos e Auxiliares a versão final de ambos os documentos.

Igualmente constava da ordem de trabalhos da reunião plenária a nomeação do Conselho Técnico ad-hoc, que irá emitir o seu parecer técnico sobre os Grupos / Ranchos Folclóricos que pretendam inscrever-se como Sócios Efectivos da Homo Taganus. A indigitação dos membros que irão integrar este Conselho Técnico decorreu da expressão das nomeações que foram remetidas à Comissão Instaladora, e teve o seguinte resultado: Ludgero Mendes (11), Drª Rita Pote (10), Bertino Coelho Martins (8), Dr. Aurélio Lopes (6) e Helder Lourenço (5). Dada a circunstância de o Dr. Aurélio Lopes haver declinado este nomeação, será indigitado o Dr. Daniel Café (3).

Para efeitos de representação dos promotores da constituição da Homo Taganus na outorga da escritura pública, foram nomeados as seguintes pessoas - Ludgero Mendes, Drª Rita Pote, Bertino Coelho Martins, Helder Lourenço e Dr. Daniel Café. De notar que a escritura de constituição da Homo Taganus deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de Janeiro, após o que se realizará a Assembleia-geral constituinte na qual serão ratificados os Estatutos e o Regulamento Interno e se procederá ao acto eleitoral dos Órgãos Sociais da Associação.

Após auscultação junto dos Grupos / Ranchos de Folclore presentes na reunião plenária foi acordado por unanimidade que a quaota anual será de 100€, sendo que a periodicidade de cobrança poderá ser semestral ou anual.

No final da reunião, todos se congratularam com a forma elevada como decorreram os trabalhos, cujos resultados foram muito relevantes, fazendo votos para que as diligências, entretanto, encetadas em relação à formalização da Homo Taganus sejam bem sucedidas, pois, constata-se que a existência de uma associação regional desta natureza e com estes objectivos é fundamental para a valorizção do conhecimento do património etno-folclórico ribatejano e da sua imperativa salvaguarda, para além da dignificação do labor técnico e associativo desenvolvido por cada um dos seus Sócios.

Continuação de Boas Festas. Feliz Ano Novo!

Ludgero Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário